Como temíamos, o semestre acabou mais cedo, bem mais cedo para o Botafogo. Em uma semana, duas eliminações: primeiro a eliminação do Campeonato Carioca, agora a eliminação da Copa do Brasil pelo Avaí. O empate de 1 x 1 na Ressacada fez com que o Botafogo encerrace precocemente o semestre e de maneira vergonhosa.
O jogo? Morno. O pós jogo? Quente.
Com muitos passes, movimentação mas pouca objetividade, o gol do Botafogo veio só na segunda etapa. O "pai da criança", Loco Abreu, comemorou muito o que poderia ter sido o gol da classificação. Mas no fim do jogo (como sempre acontece com o Botafogo), um penalti inexistente nos tirou a vaga. Mas além do penalti, inúmeros outros erros de arbitragem como inversão de lateral e não marcação de escanteios causaram a ira da torcida e dos jogadores. Briga no fim do jogo, atitudes assustadoras por parte de jogadores, gandulas e comissão técnica, tudo aconteceu nessa partida.
Mas vindo do Botafogo, a arbitragem é a desculpa pra todos os problemas do planeta. CHEGA!
Temos que reclamar da arbitragem? Temos sim. Mas não podemos reclamar e tchau. Temos que impor respeito. O Botafogo não tem o respeito merecido, o Botafogo é garfado todo ano, todo campeonato. Prova disso é que todo árbitro já entra em campo ao som de vaias.
Mas não vamos usar isso como pretexto pra tudo. Nossa diretoria é LERDA. Nossa diretoria não é ambiciosa. As ações de marketing só servem para acalmar os ânimos dos torcedores. Todo mês vemos novas camisas, bonequinhos, trecos e mais trecos. Até PERUCA do Maicosuel existe para encher os cofres do clube. Não quero que o Botafogo de Futebol e Regatas vire uma marca. Quero que esse mesmo Botafogo de Futebol e Regatas tenha expressão, seja visto internacionalmente como disse Loco Abreu, tenha RESPEITO de tudo e todos.
Hoje o time voltou ao Rio de Janeiro com protestos e violência. Minha opinião: sou contra! Não contra os protestos. Temos que protestar sim, não somos palhaços. Somos nós quem pagamos os ingressos, compramos produtos e enchemos os cofres. Por isso o retorno é nosso DIREITO. O torcedor é a maior propriedade que um clube tem. Mas violência não leva a nada! Não quero rivais comparando nossa violência com o que acontece com Flamengo e Corinthians, por exemplo. Já foi péssimo demais quando falo algum escândalo do Flamengo e a pessoa questionar "E o Jobson?", pois eu sei que é a verdade. Então taxar nossa torcida como violenta é querer indireta ou diretamente comparar com outras torcidas bem mais violentas. E pior: generalizando pessoas que vão ao estádio com suas família e amigos unicamente para TORCER, o primeiro propósito de qualquer visita ao estádio. Foi triste ver no twitter pessoas incentivando a violência. Já não tem violência demais no mundo não? Já não é ruim demais ir ao estádio num clássico com medo? Vamos protestar, levar cartazes, colocar nariz de palhaço, fazer barulho. Mas ferir, bater, ameaçar?
Mas entendo porque as coisas chegaram a esse ponto. O Botafogo disputa, disputa, disputa e nada! Já perdemos uma final de Copa do Brasil pro JUVENTUDE, poderíamos ter ganho tudo em 2007, ano passado só empatamos e ficamos sem a vaga na Libertadores, fora os três vices seguidos pro nosso maior rival. Chega! Já estamos fartos de montar time só pra carioquinha. Ao invés de nomes de peso, só contratam apostas de times pequenos. Chega de colocar a culpa de tudo na arbitragem. Temos que impor respeito, impor a grandiosidade que é o Botafogo.
Sem Libertadores nem nada, somos o 12° maior do mundo, 5° maior das Américas, quem discorda reclama com a FIFA. Mas mesmo assim alguns torcedores e principalmente dirigentes se esquecem disso.
Agora nossa próxima partida oficial será na estréia do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras no dia 22/05. Até lá Caio Junior terá muito tempo para trabalhar. Não era tempo que ele queria? E pra quem já queria a cabeça do treinador, calma. É nítida a mudança no time. Resta aguardar a nossa demorada diretoria contratar MUITA gente para podermos realmente ver o que Caio Junior é capaz. Até lá, haja paciência com o time, a diretoria, alguns torcedores chatos e com nossos rivais.
Saudações alvinegras